Síndrome pós-Covid: saiba o que é e quais os sintomas

O médico da família, Rodrigo Bagatelli, que atua no Centro APS da Unimed Paraná, explica o que é a Síndrome pós-Covid e quais os principais sintomas

Os impactos pós-contaminação por Covid-19 foram abordados na reunião do Centro de Controle Estadual Covid-19, realizada no dia 3 de maio, de forma on-line. O médico da família, Rodrigo Bagatelli, que atua no Centro APS da Unimed Paraná, abordou os mecanismos da contaminação e as sequelas deixadas pela doença.

Para abrir o encontro, o médico trouxe dados sobre os impactos da Covid-19 no mundo e no Brasil, que é 9º país no ranking de mortes por milhão de habitantes, com taxa de 1.887. Atualmente, a taxa de letalidade da doença no país é de 2,75, contabilizando, até o dia da reunião, 408.622 óbitos.

Bagatelli explicou, inicialmente, o mecanismo intracelular utilizado pelo novo coronavírus no momento da infecção pela Covid-19, abordando as fases sub aguda e crônica da doença – que levam aos internamos e complicações já conhecidas.

Em seguida, o médico comentou a chamada “Síndrome pós-Covid”, e as morbidades registradas durante e após a infecção. “Já temos registros de impactos causados no cérebro, pulmões, nariz, intestinos, corações e vasos sanguíneos, fígado e rins”, diz Bagatelli. Além disso, conforme explicou o profissional, diversos pacientes relataram sinais de lapsos de memória e pequenas confusões mentais após contraírem e se curarem da doença.

Para o futuro pós-Covid, o médico trouxe como recomendação a necessidade de mapear pacientes com morbidades ou que tiveram a doença de forma grave. “Pode ser necessário a realização de exames em busca de lesões causadas pelo COVID, a depender da avaliação do médico. Além disso, há o aumento considerável de transtornos mentais causados pela pandemia. Para tal, é importante realizar a investigação, monitorização e acompanhamento destes pacientes”, finaliza.

Confira como a Síndrome pós-Covid funciona e quais os principais sintomas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *