Regrinhas de bolso para o investimento correto

Regrinhas de bolso para um investimento assertivo
(Foto: Ilustração/Uniprime)

Quer investir seu dinheiro e não sabe como começar? Na coluna desta semana, a Uniprime traz algumas “regrinhas de bolso” para te ajudar!

Muitas pessoas têm dificuldades na hora de se planejar financeiramente, principalmente quando tentam fazer isso sem a ajuda de um Planejador Financeiro. As principais dúvidas são em relação ao plano de aposentadoria. Quando se deve começar a investir e quanto seria o investimento mensal necessário, são perguntas recorrentes e que afligem muitas pessoas que almejam garantir uma aposentadoria tranquila. Hoje, falaremos sobre algumas regrinhas que ajudarão você a resolver essas questões.

Leia também: Quais são as melhores práticas em investimentos financeiros?

Bom, quanto ao melhor momento de começar a investir, se você tem 35 anos ou mais, com certeza era a 10 anos atrás. Isso mesmo! Quanto antes começar a investir, mais tempo o dinheiro vai trabalhar por você rendendo, e menos esforço mensal você terá que fazer.

Mas calma, quem não começou a investir ainda, não precisa se desesperar. Afinal, o outro melhor momento de começar a investir, é hoje! Sim, hoje!!! Cabe dizer que antes tarde do que nunca! Se ainda não começou, você pode mudar isso hoje, apenas terá que fazer um esforço maior em sua economia mensal.

Qual deve ser meu investimento mensal?

Agora vamos a segunda pergunta, quanto devo investir mensamente? Uma regrinha de bolso fácil para ajudar você a calcular esse valor, é a seguinte: sua idade atual menos 15, o resultado é o percentual da renda mensal que você deverá investir a partir de agora. Por exemplo, se você tem 40 anos hoje (40 – 15 = 25), você deverá investir 25% da sua renda mensal para sua aposentadoria.

Outra regrinha interessante, é a de quanto em valores totais você deve ter acumulado para sua aposentadoria. O ideal é que aos 35 anos você tem 1 (uma) vez a sua renda anual investida, aos 45 anos 3 vezes sua renda anual, aos 55 anos 6 vezes sua renda anual e aos 65 você deverá ter 9 vezes sua renda anual acumulada. Deste modo você poderá viver ainda muitos anos, usufruindo do padrão de vida que está acostumado atualmente.

Pode parecer um valor muito grande, 9 vezes sua renda anual, mas se você começar a investir cedo, mais tempo seu dinheiro vai trabalhar para você e te ajudar atingir seu objetivo. Foco no objetivo e vamos à luta!

Fonte: Uniprime

SHARE