Qualidade de vida: alongue-se e preste atenção ao seu corpo

Prestar atenção às dores do corpo e suas causas pode garantir uma maior qualidade de vida

“Ninguém é feliz habitando um corpo rígido, dolorido, cheio de limitações de movimento”, nos lembra a professora e educadora física Rita Delevatti, coordenadora técnica administrativa, da Razão do Todo, empresa de ginástica laboral.  “Isso afeta a qualidade de vida, as relações, gera mau humor, indisposição e cada vez mais sedentarismo e inatividade”.

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O momento de começar a se mexer é hoje, é agora. A velhice que lhe espera é o resultado do você faz com o seu corpo hoje.  É uma decisão que exige atitude. “Um corpo mais flexível, por exemplo, é uma valência física que requer um treinamento específico para ser desenvolvida em aulas de flexibilidade e alongamento com mais tempo e orientadas por profissionais de educação física”.

Conheça melhor o seu corpo

Trabalhar mais o corpo vai permitir conhecê-lo melhor e com isso prestar atenção aos seus alertas. Dores no pescoço, por exemplo, estão diretamente relacionadas ao estresse, tensões e posicionamento da cabeça. Isso pode ser aliviado, segundo Rita, com uma boa postura no dia a dia. Para evitar dores no corpo de modo geral, é importante se colocar em movimento. Isso ajuda a lubrificar as articulações e garantir mobilidade sem dores.

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As dores também podem ser sinais de lesões. Por isso, é importante identificá-las. “Exceto em caso de acidente, quando teremos uma dor por agentes externos, como uma queda ou pancada, a dor por esforço repetitivo ou posturas inadequadas, se manifesta inicialmente por uma tensão muscular. Essa tensão tende a sumir, após o repouso. Caso isso não ocorra, já temos um sinal de alerta e se nada for feito, provavelmente, você desenvolverá uma lesão”, alerta Rita.

Identifique as causas da sua dor

Ajuda em seu processo de cura ou de controle identificar a causa da dor. Uma dica, segundo a educadora física, é observar no ambiente de trabalho, a ergonomia. Ela é uma ótima ferramenta para auxiliar nos ajustes do posto de trabalho. “Além disso, será necessário analisar os procedimentos feitos na execução das tarefas, as posturas, os prazos, pois esses fatores impactam no agravamento das dores”, explica.

Rita destaca que todas as decisões que tomamos têm um preço. Movimento gera movimento e flexibilidade. Sedentarismo gera mais sedentarismo e rigidez. Por isso, é importante fazer escolhas e ter consciência das consequências dessas escolhas.

12 motivos para se alongar todos os dias

  1. Reduz a rigidez articular
  2. Permite maior lubrificação nos tendões
  3. Aumenta as fibras musculares
  4. Reduz as tensões
  5. É fácil de fazer, em qualquer lugar é possível se alongar
  6. Traz ganho de amplitude no corpo
  7. Diminui o risco de tendinites e outras inflamações
  8. Dá maior sustentação e estabilização ao corpo
  9. Torna o corpo mais leve e ajuda na melhoria do humor
  10. Ajuda a dá mais equilíbrio ao corpo.
  11. Permite maior agilidade
  12. Colabora para um envelhecimento mais saudável

    Fonte: Razão do Todo

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