Programa Viver Bem: onde o autocuidado é o foco

Programa Viver Bem: onde o autocuidado é o foco

Beneficiários da Unimed Riomafra com doenças crônicas são incentivados e orientados a mudar de hábitos paraviver melhor

A máxima de que “prevenir é o melhor remédio” vem sendo levada muito a sério pela Unimed Riomafra. Desde 2018, a Singular oferece o Programa Viver Bem, no qual a medicina preventiva é o carro-chefe, para beneficiários que apresentam doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e doenças cardíacas.
Atualmente, o Programa atende cerca de 1.600 beneficiários, a maioria funcionários de cinco empresas clientes da cooperativa, e outros portadores de doenças crônicas que não tinham um médico de referência.
O diretor Superintendente da Unimed Riomafra, Lincoln Nascimento, conta que, antes da implantação da iniciativa, situações de grande incidência costumavam ser abordadas de modo tardio na emergência, quando o paciente já sofria com estágios mais avançados de algumas doenças crônicas.
“Focamos, por exemplo, no controle da pressão arterial, da dislipidemia. Há, ainda, situações específicas de cada local de trabalho. Em alguns casos, é importante um olhar mais cuidadoso para a promoção da saúde mental. Em outros, encontramos a necessidade de focar em cuidados com a audição, casos de setores mais barulhentos de algumas fábricas, onde nossa triagem inicial já mostrava alterações auditivas nos colaboradores”, explica.
O Programa está presente em dois ambulatórios da Singular, sendo um em Mafra e outro em Piên. Nesses dois espaços, há atendimento médico periódico, e acompanhamento realizado pela equipe de enfermagem, tanto presencialmente quanto a distância, por contato telefônico e aplicativo de celular.
Com o Viver Bem, também são realizadas palestras e outras atividades nas empresas, como campanhas periódicas, entre elas Outubro Rosa, Novembro Azul, e Janeiro Branco. Há ainda visitas domiciliares, incentivo à prática de atividade física e combate à obesidade, e acompanhamento nutricional e psicológico. Além de proporcionar a estabilização da doença crônica, o Programa incentiva empoderamento, autocuidado e autonomia do beneficiário.
“A principal vantagem é prevenir a doença! O cliente percebe que seu plano de saúde cuida de seu estado físico e mental, acolhendo-o sem ser muito invasivo, mas reforçando bons hábitos”, ressalta Nascimento.
Ele, ainda, avalia que o Programa traz outros benefícios, como o reforço da parceria contratual entre a Singular e a empresa, ou diretamente com o cliente, e a redução da utilização do plano em situações emergenciais, de grande morbidade e grandes gastos, reduzindo uma sinistralidade alta.
O Viver Bem tem sido muito bem recebido pelos beneficiários, o que pode ser medido pela adesão do cliente aos ambulatórios preventivos. Devido aos bons resultados, em breve, a Unimed Riomafra pretende ampliar o número de empresas acolhidas, investindo cada vez mais em campanhas de prevenção à saúde, individualizando os cuidados para o que cada empresa necessita e fortalecendo as parcerias contratuais.

Lincoln Nascimento Diretor Superintendente da Unimed Riomafra

PERFIL

• Beneficiários na área de ação: 8.500 (locais + repassados)
• Cooperados: 67
• Colaboradores: 20
• Área de abrangência: Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo, Rio Negro, Campo do Tenente, Antônio Olinto, Quitandinha, Agudos do Sul, Tijucas do Sul e Piên

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *