O poder do hábito

O poder do hábito

Campanha do Sistema Unimed cresce e se transforma em movimento nacional para mudar a vida das pessoas

VOCÊ SABE O SIGNIFICADO da palavra hábito? Segundo o dicionário Michaelis, hábito quer dizer inclinação por alguma ação, ou disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela frequente repetição de um ato. Sendo assim, o nosso comportamento do dia a dia se transforma em um hábito, que pode ser bom ou ruim.
Foi pensando no poder da repetição em nossa rotina que o Sistema Unimed lançou, em 2017, o Movimento Mude1Hábito como uma campanha institucional, mas que logo se transformou em uma ação nacional. A proposta da iniciativa é promover uma onda de cuidado, incentivando as pessoas a viverem da melhor forma possível, seja por meio da alimentação saudável, prática de exercícios, encontro do equilíbrio emocional ou pela busca de qualquer mudança que seja capaz de transformar o modo de ver o mundo.

 

DESAFIO
No entanto, por que é tão difícil mudar um hábito? De acordo com uma pesquisa da Duke University, dos Estados Unidos, cerca de 40% de tudo que fazemos cotidianamente não são decisões de fato, mas repetições de hábitos que já estamos acostumados a fazer. Ou seja, são geralmente automáticos e inconscientes.
Com base nesse estudo, o Mude1Hábito veio para propor pequenas mudanças na vida das pessoas, oferecendo ações em três frentes: Equilíbrio, Movimento e Alimentação. A proposta teve grande adesão da sociedade e cooperativas, e hoje oferece uma série de atividades em diversos estados e no ambiente on-line.
“Este ano queremos tirar as pessoas da posição de espectadoras passivas e engajá-las para se manterem saudáveis, com um conceito de desafio. Continuaremos abordando temas ligados à atividade física, alimentação e equilíbrio, mas com foco em sustentabilidade, gentileza, respeito e na priorização das relações presenciais entre as pessoas”, conta Darival Bringel de Olinda, diretor de Desenvolvimento de Mercado da Unimed do Brasil.

 

INICIATIVAS
O diretor da Unimed do Brasil explica que as comunidades podem contar, por exemplo, com iniciativas de estímulo à leitura, prática de ioga, conscientização sobre a importância da dedicação de mais tempo à família e aos amigos, destinação correta do lixo, além de parcerias com teatros e cinemas, academias ao ar livre, passeios ciclísticos, corridas e caminhadas, quitandinhas de frutas, bike suco e incentivo às trocas saudáveis na alimentação.
As ações também estão no ambiente digital, em que são disponibilizados filmes para a TV, experiências e ações de ativação, convidando o público a escolher desafios para cumprir e compartilhar.
Para conquistar o público, o Sistema Unimed sempre aposta em novidades. Este ano, foi lançado o Desafio com Influenciadores. Nele, o escritor e consultor financeiro Gustavo Cerbasi, a apresentadora e modelo Paola Antonini e o historiador e professor Leandro Karnal, influenciadores reconhecidamente ligados aos temas Equilíbrio, Movimento e Alimentação, competiram entre si com a ajuda de seus seguidores. Para isso, escolheram um desafio para cumprir e incentivar sua base de fãs a mudar um hábito.
“Os números falam por si e demonstram o sucesso obtido com as iniciativas do Movimento, seja em ações diretas, indiretas ou com ativações publicitárias. Podemos destacar a adesão de 72,5% do Sistema Unimed, em todas as regiões do país. Isso confere maior capilaridade ao Mude1Hábito e amplitude nas comunicações sobre a causa e a marca”, ressalta Darival.
Os resultados do Mude1Hábito são visíveis dentro do próprio Sistema Unimed, em que os colaboradores são impactados diretamente. “Tivemos casos de colaboradores que, motivados pelo Mude1Hábito, largaram o cigarro. Também recebemos diversos relatos de pessoas que passaram a adotar hábitos, como subir escadas, limitar o uso do celular, alimentar-se melhor, praticar mais atividades físicas, entre outros”, destaca o dirigente.


TRABALHO
O diretor da Unimed do Brasil explica que existe uma equipe dedicada ao atendimento e engajamento de Singulares no Movimento. Além disso, é disponibilizado o Guia Movimento Mude1Hábito, um manual com apresentação do seu propósito, pilares de atuação e sugestões de atividades já realizadas pelas cooperativas para compartilhar as boas práticas e facilitar a implementação local, que fica disponível no Canal do Colaborador para todo o Sistema Unimed.
Assim como os clientes, as cooperativas também sentem os reflexos positivos do Mude1Hábito. Segundo Darival, o impacto principal vem no reforço da marca e de seus atributos, além da causa cooperativista, retratada no princípio de “Interesse pela Comunidade” e no apoio dado pela Unimed ao movimento SomosCoop, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Ele destaca que a Unimed é reconhecidamente uma marca cuidadora e o Mude1Hábito existe justamente para estimular as pessoas na busca por uma versão ainda melhor de si e, por meio dessa consciência íntima, contribuir com a melhoria de todo o ambiente ao redor.
“Como gestora da marca institucional, para a Unimed do Brasil, é muito significativo ver as cooperativas cada vez mais adotando o conceito para várias frentes de promoção da saúde e, no fim, gerando resultados positivos, tanto com clientes, quanto com a sociedade em geral, afinal, iniciativas, como ioga no parque, corridas, academias ao ar livre, entre tantas outras, são voltadas para todos, sem discriminar quem é beneficiário ou não”, garante.

Números do Mude1Hábito

204 Singulares envolvidas
2.251 Ações desde o início do Movimento
+ de 940 mil pessoas impactadas diretamente
15,7 milhões de pessoas impactadas indiretamente
125,5 milhões de pessoas alcançadas pela mídia do Movimento

Quer saber mais?

No site do Movimento você encontra um divertido QUIZ, dicas de profissionais da Saúde e ainda localiza experiências perto do você. O portal ainda oferece um gerador de desafios para você desafiar sua família e amigos a começarem uma mudança. Acesse: www.mude1habito.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *