Jeito de Cuidar Unimed

Jeito de Cuidar Unimed

Existe um movimento interno na Unimed denominado Jeito de Cuidar, cujo objetivo maior é lembrar que todos nós, empresa e indivíduos, temos um propósito e é ele que nos move. Quando estamos em consonância com esse propósito nos sentimos realmente felizes, realmente em nosso lugar.
A ideia desse movimento é resgatar a consciência de que todos que estão envolvidos pela Unimed não se esqueçam do propósito da marca, que é cuidar. Sendo assim, atuem e disseminem um jeito especial de ser, de lidar com o outro, de cuidar de si e do outro. E que isso possa ser contagioso. Que possa se expandir por tudo o que fazemos em nosso dia a dia.
Por isso, a Revista Ampla inicia, nesta edição, histórias que têm a ver com esse jeito de cuidar. O jeito que a Unimed busca cuidar de você. Vamos contar histórias de pessoas (colaboradores, cooperados ou beneficiários) que expressam ou sentem na pele, verdadeiramente, esse jeito de ser Unimed.
A história da vez é da enfermeira Rebeca Silva Galacci, coordenadora de Normatização em Saúde e Ouvidoria, da Unimed de Cianorte. Rebeca foi selecionada para fazer um treinamento de um mês no Japão, em um curso de Saúde, Assistência Médica e Assistência Social Comunitário-Métodos de Aproveitamento de Recursos Sociais existentes em Idoso com necessidades de cuidados.
“Estou bastante feliz. Após um processo seletivo criterioso, no qual disputei vagas com candidatos do Brasil e alguns países da América do Sul, com muita dedicação, doação e comprometimento, fui selecionada. O curso começou dia 4 de novembro e termina agora em dezembro”, conta Rebeca. Ela foi selecionada a representar o Brasil, junto a outros três colegas de ascendência japonesa. Ela é a única não descendente. “O curso é uma grande oportunidade de aperfeiçoar e desenvolver habilidades que vão contribuir para os desenvolvimentos socioeconômico e tecnológico da comunidade onde atuo”, explica.  

Para a Rebeca, essa é uma oportunidade única, porque permitirá estudar sobre cuidados em saúde e sistemas para idosos, na comunidade do Japão, aproveitando o conhecimento adquirido e praticado para a melhoria dos cuidados para idosos no Brasil. “Vou ampliar meu conhecimento, compreender melhor a técnica de prevenção de cuidados, conhecer um pouco mais sobre reaproveitamento de recursos, melhoria de gestão e aprender sobre controle e praticidade de moradias destinadas a idosos. Os bolsistas participantes poderão propor planos de ações sobre difusão das atividades e criação de sistemas”, diz animada.
A enfermeira acredita que isso elevará não apenas o seu nível profissional, mas a também contribuirá para o contexto em que estiver envolvida. “Por meio de ações e estratégias que auxiliem e tragam o bem-estar, qualidade de vida para o cuidado, ajustando as limitações impostas por patologias ou pelo próprio envelhecimento. E na Unimed, como se diz: Cuidar de Você. Esse é o Plano. O slogan já diz tudo. Isso acrescentará qualidade ainda maior ao ‘meu cuidado’, minha forma de colaborar seja com meus colegas, beneficiários, fornecedores, prestadores e também nas minhas redes sociais como Instagram (@regalacci) e YouTube (Rê Galacci) por meio de dicas sobre o cuidado diário. Sem contar que poderá contribuir também em propostas de ações a serem pensadas no trabalho já impactante que a Unimed faz”. Para Rebeca, a palavra-chave neste momento é gratidão, pela oportunidade, e muita fome de aprendizado.
“Quero agradecer, primeiramente, a Deus, e a todos que contribuíram para o êxito e o sucesso desta jornada. Em especial, a toda a equipe da JICA (Agência Internacional de Cooperação do Japão) https://www.jica.go.jp/brazil/portuguese/office/, tanto no Brasil quanto no Japão, pela organização do curso, hospitalidade, e atenção dispensada, aos professores, equipe e pessoas que me ensinaram com competência, comprometimento e me acolheram durante o curso. Também agradeço ao colega Rogério Itiro, ex-bolsista, que compartilhou sobre o programa, à Comunidade Nikei de Cianorte, aos amigos que ganhei nesta jornada, à Unimed de Cianorte, à Unimed Federação do Estado do Paraná, aos amigos Unimedianos, aos meus professores de Inglês e Japonês, à minha família, amigos e, por fim, a todos que, de alguma forma, contribuíram diretamente ou indiretamente. Espero retribuir a todos, com muita energia, doando o meu melhor e disseminando tudo que tenho aprendido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *