HGU conquista nível pleno em acreditação hospitalar

HGU conquista nível pleno em acreditação hospitalar

Certificação endossa que hospital atende critérios de segurança do paciente e apresenta gestão integrada

O Hospital Geral Unimed (HGU) recebeu, em junho, a certificação de Acreditação nível II – pleno, da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A ins-tituição recebeu, em maio, os avaliadores do Instituto de Planejamento e Pesquisa para a Acreditação de Saúde (IPASS), que verificaram os processos de trabalho, fluxos internos, estruturas sanitária e física, capacitação profissional e qualidade de atendimento nas áreas assistencial e administrativa.
Após uma semana de auditoria, a equipe do IPASS indicou o HGU para a mudança de nível, que foi homologada pela ONA. Ser acreditado pleno significa que o hospital atende os critérios de segurança do paciente e também apresenta gestão integrada, com processos fluidos e plena comunicação entre as equipes.
De acordo com Rafael Francisco dos Santos, presidente da Unimed Ponta Grossa, a conquista demonstra o comprometimento da instituição com a qualidade da assistência. “O foco não é somente nos processos da segurança do paciente, há também um foco muito importante na gestão clínica. O nível II é resultado do engajamento de vários profissionais do corpo técnico, do corpo clínico e dos médicos envolvidos no tratamento dos pacientes”.

REFERÊNCIA NO ESTADO 

O HGU foi o primeiro de Ponta Grossa e região, e também entre os hospitais próprios do Sistema Unimed no Paraná, a receber o título de acreditação hospitalar nível I, em 2012. Atualmente, a instituição realiza, em média, 800 cirurgias por mês, entre baixa e alta complexidades. Além disso, conta com sete serviços próprios, como laboratório de análises clínicas, centro de diagnóstico por imagem, pronto atendimento de urgência e emergência, unidade de hemodinâmica, unidade de tratamento oncológico e unidade de terapia intensiva adulto, neonatal e pediátrica.

ACREDITAÇÃO HOSPITALAR

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não-governamental, e responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde e trabalha para que as instituições de saúde no país adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.

PERFIL 

Cooperados: 519

Beneficiários: 73.530

Colaboradores: 815

Área de atuação: Arapoti, Palmeira, Cândido de Abreu, Piraí do Sul, Carambeí,
Castro, São João do Triunfo,
Imbituva, Teixeira Soares, Ipiranga, Telêmaco Borba, Ivaí, Tibagi, Jaguariaíva, Reserva e Ponta Grossa

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