HGU comemora UTI Pediátrica

HGU comemora UTI Pediátrica

Novo setor começará a funcionar em outubro

Crianças da região dos Campos Gerais e, eventualmente, de Guarapuava, poderão ser atendidas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica do Hospital Geral Unimed (HGU), em Ponta Grossa. O espaço, conhecido também como UTI Neoped, tem seis leitos destinados ao tratamento de alta complexidade de pacientes de um dia de vida até 12 anos de idade.
O diretor administrativo da Unimed PG, Antonio Alcides Klug Jr, conta que a unidade está preparada para receber vários tipos de casos por possuir equipamentos de alta tecnologia e ser capaz de tratar pacientes vindos de procedimentos complexos, como cirurgias e transplantes, durante 24 horas por dia. Além disso, a UTI Neoped tem todo o apoio e suporte dos exames de diagnóstico e do centro cirúrgico do HGU.
A equipe técnica foi estruturada de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 7/2010, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determina a formação e especialização dos responsáveis técnicos e coordenadores de equipes nas UTIs. O grupo de trabalho composto por médico plantonista; médicos especialistas; enfermeiros especialistas; técnicos de enfermagem; nutricionista; farmacêutico; psicologia; fonoaudiologia e fisioterapia foi preparado por meio de treinamentos com aplicação prática teórica, por simulação realística e com palestrantes externos.
“Realizamos visita na UTI Neopediátrica no Hospital Regional de Ponta Grossa e no Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba com o objetivo de conhecer a estrutura física, os protocolos assistenciais e também para estabelecer vínculos para futuras trocas de experiência”, conta Klug.

Humanização
Durante o período de internamento hospitalar, toda criança será acompanhada por um responsável. Por esse motivo, a direção da UTI Neoped oferece acomodação para os familiares em poltronas instaladas ao lado dos berços e camas para que as crianças possam se sentir acolhidas; banheiro exclusivo para as mães, refeições e outros recursos que forem necessários. Segundo o diretor administrativo da Singular, o HGU ainda disponibiliza uma psicóloga para atender as famílias, da mesma forma como é feito o atendimento na UTI para adultos.
Klug reforça que o novo espaço é um ganho significativo para o HGU em sua trajetória de verticalização completa e excelência no atendimento, pois o número de leitos de UTI infantil na cidade aumentou em 20%. “Os pacientes Unimed estarão protegidos com eventual necessidade de UTI Neo pediátrica, evitando o deslocamento para outros municípios. Além da segurança para obstetras e pediatras no exercício de suas especialidades”, ressalta.

PERFIL

• Cooperados: 490
• Beneficiários: 68.307
• Colaboradores: 708
• Área de atuação: Arapoti, Cândido de Abreu, Castro, Carambeí, Ivaí, Ipiranga, Imbituva, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Tibagi, Telêmaco Borba e Teixeira Soares. (dados de julho/2018)

Antonio Alcides Klug Jr – diretor administrativo da Unimed PG



SHARE